quinta-feira, 29 de abril de 2010

Por que livros com linguagem jovem sofrem tantas criticas?

Harry Potter, Percy Jackson, House of Nigth, Crepúsculo e tantos outros livros com linguagem e personagens infanto-juvenis, adolescentes são alvos de muitas criticas e ao mesmo tempo são recordistas de venda em todo o mundo.


Muitas pessoas dizem que suas temáticas vampirescas, mitológicas, “são bestas, livros infantis”. Se eles são infantis acho que continuo amando a literatura infantil. (risos)

O fato é que apesar de todas as criticas feitas a esses livros, eles são super bem escritos e envolventes. Se não fossem, não venderiam tanto, nem teriam livros e mais livros de continuação de suas historias.

Se alguns criticam a temática...

Acredito que os jovens e ate adultos que os lêem sabem muito bem diferenciar a fantasia da realidade. Alem do que, esses livros não foram os primeiros e nem serão os últimos com temáticas semelhantes.

A autora Anne Rice, por exemplo, também meche com a fantasia de seus leitores com historias de vampiros, bruxas, fantasmas, dentre tantos outros assuntos fictícios. Sua diferença talvez, de House of Nigth por exemplo, são seus personagens que utilizam uma linguagem e tem uma postura mais adulta, enquanto House of Nigth e sua personagem Zoey das autoras P.C. Cast e Kristin Cast possui uma linguagem de uma menina de 16 anos.

A fantasia faz muito bem para o ser humano, e com toda a vida estressante do dia a dia chega um momento que temos que relaxar nossa mente com livros, músicas, filmes ou qualquer outra coisa que não canse nossa mente.

Talvez que seja por isso que livros com linguagem juvenil e fantasiosos façam tanto sucesso no mundo inteiro. Afinal, desde pequenos somos acostumados com leituras do tipo, que mecham com nossa imaginação e que tenham uma linguagem jovem ou adequada a nossa idade.


Imagens: Divulgação/ internet/ google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Deixe seu comentário, critica ou elogio que assim que puder aprovarei e responderei.
Caso você tenha um blog e seja seguidora aqui do Paty às Avessas, deixe seu link que te seguirei também.
Obs.: comentários ofensivos não serão aceitos!
xerooOOO