quarta-feira, 8 de abril de 2015

Tatuagem na gravidez

Quando se esta grávida, as amantes das tatuagens pensam logo em fazer uma homenagem aos seus filhotes, contudo, tatuadores se recusam a fazer tatuagens em mulheres grávidas,  mas você sabe o por quê?

“São vários os fatores apontados pelos especialistas para sustentar o veto às tatuagens na gravidez: 

- Perigo de pegar doenças se o material não for esterilizado ou descartável. O risco maior é o de ser contaminada com vírus como os que causam a hepatite B e a hepatite C, além do HIV, que provoca a Aids. Essas doenças podem passar para o bebê. 

- Não se sabe se as tintas usadas na tatuagem podem afetar o bebê de alguma forma, por isso é melhor não arriscar. 
- Como o sistema imunológico da grávida não é tão eficiente, há maior perigo de infecções no local da tatuagem. 
- A pele da gestante está diferente devido aos hormônios, portanto existe a possibilidade de o desenho da tatuagem mudar de aspecto quando a pele voltar ao normal, após a gravidez. Dependendo do lugar, a pele estica, e podem surgir estrias que estraguem o desenho, o que exigiria retoques depois. “ (trecho retirado do BabyCenter, texto completo no link aqui)


Se você já tem um estúdio ou tatuador de confiança, o risco de pegar algum tipo de doença é mínimo, contudo, leve em consideração que seu corpo está muito mais sensível agora, além do que, seu bebê pode ser alérgico a alguma cor de pigmento e você não sabe.

“Não, a gestante não pode fazer tatuagem.Segundo o obstetra Eduardo Cordioli, Presidente da Comissão de Urgências em Obstetrícia da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), durante a gravidez a cicatrização está exacerbada e o resultado estético da tatuagem pode não ser o esperado. Podem surgir quelóides e os melanócitos, células que dão pigmentos para a pele, não atuam como de habitual.” (trecho retirado do site Ig, link aqui)


Estou com algumas tattoos inacabadas pois tive que adiar suas finalizações assim que descobri que estava grávida.  Engraçado é que uma tattoo pequena que fiz (entre os seios) 02 meses antes de engravidar e estava lisinha e cicatrizada resolveu aparecer queloide em um traço logo depois que engravidei.  O medico falou que era normal dos hormônios da gravidez e que talvez, por ela ter sido feita antes da gravidez, aquele pequeno traço volte ao normal depois.
Pela saúde e bem estar do meu bebê estou segurando minha ansiedade de terminar minhas tattoos e fazer novas em sua homenagem! Tattoos novas agora só depois que ele nascer e parar de amamentar! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita!
Deixe seu comentário, critica ou elogio que assim que puder aprovarei e responderei.
Caso você tenha um blog e seja seguidora aqui do Paty às Avessas, deixe seu link que te seguirei também.
Obs.: comentários ofensivos não serão aceitos!
xerooOOO